Na noite de quarta-feira (18/10/2023), em uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana, médicos se reuniram para discutir um problema que afeta a prática da medicina: a falta de tempo dedicado aos pacientes. A sessão, promovida pelo vereador Lulinha (UB), comemorou o Dia do Médico (18 de outubro) e destacou a necessidade de ouvir mais os pacientes.
O médico Tarcízio Pimenta, ex-prefeito, ex-vereador e professor do curso de Medicina da UEFS, chamou a atenção para o fato de que, em algumas situações, os pacientes têm apenas dois minutos para conversar com os médicos. Ele enfatizou que “a vitória não é cuidar da doença, mas do indivíduo como um todo”. Além disso, Tarcízio mencionou que cerca de 85% dos recursos do SUS estão sendo aplicados em emergências e UTIs, enquanto a prevenção fica em segundo plano.
Outros médicos presentes na sessão também destacaram a importância de dar tempo e atenção aos pacientes. A ginecologista Adenilda Martins, com 40 anos de profissão, afirmou que um médico que não escuta não é bom. Ela ressaltou que os pacientes procuram apoio, ombro e confiança, e o plano de saúde muitas vezes é um artigo de luxo.
Para o ginecologista Carlos Vinícius Costa Lino, o que importa é a dignidade humana, e os médicos devem encantar e surpreender os pacientes. O diretor do Hospital Inácia Pinto dos Santos, Francisco Mota, compartilhou a preocupação e enfatizou a importância do atendimento com empatia.
Aderbal Mendes, diretor do Cremeb (Conselho Regional de Medicina) em Feira de Santana, destacou que a medicina vai além de diagnósticos e tratamentos, envolvendo confiança, empatia e conforto. Ele pediu um olhar compreensivo para os médicos, que enfrentam desafios diários e tomam decisões críticas sob pressão para salvar vidas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




