No último domingo (15/10/2023), Brasília foi palco de um retorno triunfante do Brasil ao circuito mundial de triatlo, com uma vitória histórica de Miguel Hidalgo, de 23 anos, na etapa da Copa do Mundo da modalidade. O evento marcou o país como sede de uma competição de alto nível após 19 anos, e Hidalgo conquistou sua primeira vitória em um torneio deste porte, registrando um feito notável.
A etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo é de grande importância, uma vez que concede pontos significativos para a classificação dos atletas rumo à Olimpíada de Paris no próximo ano. A contagem de pontos iniciou em 27 de maio de 2022 e se estenderá até 27 de maio de 2024. Atualmente, Miguel Hidalgo ocupa a 11ª posição no ranking mundial da temporada.
A jornada de Hidalgo para a vitória não foi fácil, com desafios notáveis no início da prova, na seção de natação, que exigiu dos atletas um percurso de 1.5 quilômetro. Apesar das dificuldades iniciais, o brasileiro conseguiu se recuperar brilhantemente, liderando a competição com performances impressionantes na seção de ciclismo de 40 quilômetros e nos dez quilômetros finais da corrida.
O esforço de Hidalgo resultou em um tempo de 1 hora, 48 minutos e 1 segundo, consolidando sua vitória e marcando seu nome na história do triatlo brasileiro. Na sequência, completando o pódio, ficaram o espanhol Antonio Serrat, que conquistou a medalha de prata, e o canadense Charles Paquet, que garantiu a medalha de bronze.
Após a competição, Miguel Hidalgo compartilhou sua jornada emocionante, revelando que enfrentou problemas estomacais na reta final da prova. No entanto, sua determinação e o apoio da vibrante torcida brasileira presente, que enfrentou um sol escaldante, o impulsionaram até a vitória.
“É uma sensação incrível, a torcida realmente me empurrou naquela última volta, porque eu estava com uns problemas estomacais na segunda parte da corrida. Não me senti tendo controle em nenhum momento, na última volta eu nem achava que ia para o pódio. Não consigo acreditar que consegui ainda. Agora só quero desfrutar do pódio”, afirmou Hidalgo, em declaração à federação internacional.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




