Nesta quinta-feira (19/10/2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto histórico que permite a realização de um exercício militar conjunto entre militares brasileiros e norte-americanos em território amazônico. Embora esse tipo de exercício aconteça desde 2015, esta será a primeira vez que a atividade será conduzida na Amazônia. Cerca de 290 militares das Forças Armadas dos Estados Unidos estão programados para participar do exercício combinado com o Exército brasileiro, que ocorrerá de 24 de outubro a 20 de novembro nos estados do Pará e Amapá.
O decreto assinado por Lula autoriza a entrada de equipamentos e armamentos norte-americanos no território brasileiro, incluindo sensores, sistemas eletrônicos, dispositivos ópticos e equipamentos de comando, controle e comunicação. A operação é denominada “Core 23” (Combined Operation and Rotation Exercise), fazendo parte de um acordo de cooperação na área de defesa entre os dois países.
O Comando Militar do Norte (CMN) divulgou um comunicado afirmando que o exercício tem o propósito de permitir que as tropas dos dois países compartilhem experiências e conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa. Essa parceria busca fortalecer os laços históricos entre Brasil e Estados Unidos e promover uma maior integração e cooperação entre seus exércitos.
Em maio, quando a operação foi anunciada, especialistas em assuntos militares destacaram a importância de o Brasil exigir contrapartidas dos Estados Unidos, garantindo que os militares norte-americanos recebam treinamento no ambiente de selva amazônica. Segundo o comandante Robinson Farinazzo, oficial da reserva da Marinha do Brasil, as relações militares bilaterais devem incluir reciprocidade, considerando a escassez de oportunidades que os EUA têm para treinar em ambientes de selva como o da Amazônia.
Em consonância com o anúncio, uma comitiva de militares norte-americanos visitou o Comando Militar do Norte para obter informações detalhadas sobre a programação e logística do evento.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




