A cidade de Salvador celebra a abertura do Colégio de Tempo Integral José Dias de Sales, uma instituição de ensino de ponta localizada no bairro Jardim Cajazeiras. A cerimônia de inauguração ocorreu na quarta-feira (18/10/2023), contando com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, da secretária da Educação Adélia Pinheiro e de outras autoridades, incluindo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), José Trindade.
Esta unidade escolar representa um marco no compromisso do governo estadual em promover o ensino em tempo integral na Bahia. O colégio é uma estrutura completa, equipada com 36 salas de aula, quatro laboratórios, uma piscina semiolímpica, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol society, um restaurante estudantil e um teatro com capacidade para 200 pessoas, entre outros recursos de alta qualidade.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância dessa conquista, destacando que essa é a 29ª unidade de ensino em tempo integral no estado e a oitava na capital baiana. Com um investimento total de R$ 26,4 milhões, essa iniciativa busca levar educação de excelência para comunidades em toda a Bahia, independentemente do tamanho da cidade. Rodrigues também anunciou a inauguração de outra escola na quinta-feira, em Lauro de Freitas.
Além da inauguração no Jardim Cajazeiras, outras escolas de tempo integral foram estabelecidas em bairros de Salvador, como Imbuí, Paripe, Sussuarana, Vila Canária, São Cristóvão, Cabula e Lobato. Atualmente, cerca de 60 mil estudantes em tempo integral se beneficiam da educação de valor humanista que combina o currículo tradicional com atividades físicas, culturais, artísticas, esportivas e científicas.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, explicou que a nova escola não oferecerá apenas o Ensino Médio em tempo integral, mas também aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de Educação Técnica e Profissionalizante na área tecnológica, incluindo Informática.
José Trindade, presidente da Conder, ressaltou a preocupação do governo com a qualidade das novas escolas de tempo integral. Ele enfatizou que essas instituições desempenham um papel fundamental na transformação de vidas e na redução dos índices de criminalidade, e concluiu afirmando que esses espaços devem ser abraçados pela comunidade.
Para os estudantes, como José Guilherme, de 16 anos, que cursa o 3º ano, a nova estrutura é motivo de orgulho. Ele expressou sua gratidão pela escola, destacando a importância dos equipamentos, como microscópios e projetos em 3D, para sua formação acadêmica e suas futuras escolhas de carreira.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




