Relatores da Organização das Nações Unidas (ONU) expressaram nesta quinta-feira (19/10/2023) sua indignação pelo ataque ao Hospital Al Ahli Arab, na cidade de Gaza, que ocorreu na última terça-feira (17) e resultou na morte de mais de 470 civis. O grupo de sete especialistas acusa Israel de cometer crimes contra a humanidade e alerta para o risco de genocídio na região, em meio ao conflito em curso. Israel nega ter alvejado a unidade de saúde.
Os especialistas também condenaram o ataque a uma escola da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente) no campo de refugiados de Al Maghazi e a dois campos de refugiados densamente povoados. Esses ataques resultaram em um grande número de deslocados.
A situação em Gaza, marcada pelo cerco total e transferências forçadas de população, é considerada uma violação do direito humanitário e penal internacional pelos relatores da ONU. Além disso, eles expressaram preocupação com a inação da comunidade internacional diante do conflito em curso.
O grupo da ONU alega que Israel está conduzindo uma campanha que resulta em crimes contra a humanidade em Gaza, com base em declarações de líderes políticos israelenses e suas ações militares. Eles também alertam para um risco de genocídio contra o povo palestino.
As acusações foram feitas em um comunicado assinado por sete relatores da ONU, incluindo aqueles que abordam direitos humanos, água potável, violência contra mulheres e meninas, pessoas deslocadas internamente, direito à alimentação, saúde física e mental, e direito à moradia.
Em resposta, a Embaixada de Israel no Brasil destacou que as acusações não partiram diretamente da ONU e afirmou que Israel age de acordo com o direito internacional, negando violações.
Este último episódio de violência na região começou em 7 de outubro, quando o grupo Hamas realizou ataques aéreos e terrestres em Israel, seguidos por uma resposta militar de Israel na Faixa de Gaza. A escalada da violência levou a ataques a áreas residenciais e escolas, incluindo o trágico ataque ao Hospital Al Ahli Arab, que resultou em um grande número de mortes e feridos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




