Portugal faz história com primeira vitória no Mundial de Râguebi contra as Ilhas Fiji

A Seleção Portuguesa de Râguebi alcançou um feito notável ao conquistar sua primeira vitória na história do Campeonato do Mundo de Râguebi. Em um confronto eletrizante contra as Ilhas Fiji, Portugal emergiu vitorioso com uma pontuação de 24-23 em uma partida disputada em Toulouse, no Sul da França.

A jornada no Grupo C deste Campeonato Mundial de Râguebi foi uma experiência única para os “Lobos,” como a equipe nacional portuguesa é carinhosamente conhecida. Encerrando a fase de grupos, Portugal garantiu um triunfo inédito diante das Ilhas Fiji, apesar de terminar em quarto lugar na classificação geral, com seis pontos, atrás da Austrália e das Ilhas Fiji, que acumularam 11 pontos, mas à frente da Geórgia, que somou três pontos.

Até este Campeonato Mundial, Portugal jamais havia vencido uma partida no râguebi. Contudo, a nação viu um momento de virada e orgulho esportivo com a vitória de 24-23 sobre as Ilhas Fiji, enquanto empatou 18-18 contra a Geórgia e sofreu derrotas para Gales, com um placar de 28-8, e para a Austrália, com 34-14.

No emocionante embate final, as Ilhas Fiji tomaram a dianteira com uma penalidade de Franck Lomani, abrindo o placar em 0-3. Portugal logo igualou com uma penalidade convertida por Samuel Marques, resultando em um empate de 3-3 antes do intervalo. Apesar de estarem desqualificados da competição, os jogadores portugueses mantiveram a pressão sobre seus adversários, desestabilizando os fijianos.

A segunda metade do jogo viu Portugal liderar o placar, com Raffaele Storti anotando um ensaio e Samuel Marques convertendo, colocando os “Lobos” na frente com 10-3. Embora as Ilhas Fiji empatassem em 10-10, os portugueses continuaram lutando e retomaram a liderança com um ensaio de Francisco Fernandes, ampliado por Samuel Marques, com 17-10 no placar.

No entanto, aos 67 minutos, as Ilhas Fiji empataram novamente, seguido de duas penalidades convertidas por Frank Lomani aos 74 e 78 minutos, assumindo uma vantagem de 17-23. O tempo normal de um jogo de râguebi é de 80 minutos.

Com os “Lobos” aparentemente exaustos fisicamente, eles protagonizaram um emocionante golpe final com um ensaio de Rodrigo Marta e outra conversão impecável de Samuel Marques aos 78 minutos. Portugal emergiu vitorioso com uma pontuação de 24-23, guardando a bola até o apito final para uma vitória histórica.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading