A 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) recebeu na sexta-feira (29/09/2023), a ilustre presença da renomada escritora Aline Bei. Com uma extensa trajetória literária que inclui obras premiadas, como “O peso do pássaro morto” (2017), vencedor dos prestigiados prêmios São Paulo de Literatura e Toca, além de “Pequena coreografia do adeus”, finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, Bei encantou o público com suas reflexões sobre a escrita e compartilhou detalhes sobre seu próximo romance.
No Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Aline Bei abordou a importância da capacitação e do estudo na formação de um escritor, destacando que o espaço da escrita deve ser permeado pela arte. Ela também ofereceu uma prévia de seu novo livro, previsto para ser lançado no final do próximo ano, ressaltando que o processo de criação está em pleno andamento.
“Este é o meu processo mais maduro, estou me divertindo mais. O pássaro foi uma inspiração que surgiu naturalmente, enquanto ‘Pequena coreografia do adeus’ foi um processo doloroso. Com o terceiro livro, sinto uma tranquilidade maior para lidar com as emoções que se tornaram urgentes para serem tecidas. É um livro com três figuras centrais, algo diferente dos meus trabalhos anteriores. É só isso que posso adiantar. Não gosto de falar muito enquanto o livro ainda está em gestação”, afirmou a escritora.
Além disso, Aline Bei destacou a influência da literatura e da cultura baiana em sua carreira. Ela enfatizou que para os brasileiros, tudo o que é produzido na Bahia é fundamental para a cultura nacional, mencionando artistas notáveis que contribuíram para esse legado.
“Nós temos artistas muito fortes que vieram daqui, na música, na literatura e nas artes. O Itamar (Vieira Junior), por exemplo, inspira todos nós. O Jorge Amado foi um dos primeiros escritores que eu li. ‘Capitães de Areia’ foi um marco na minha história como leitora. Acredito que tudo isso influencia muito na forma como encaramos a folha em branco e a palavra”.
O bate-papo com a escritora, conduzido pelo professor Edson Oliveira, foi seguido por uma emocionante sessão de autógrafos, na qual os fãs tiveram a oportunidade de conhecer a autora pessoalmente e adquirir cópias autografadas de suas obras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




