O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou o compromisso da Rússia com as resoluções da ONU e a criação de um Estado palestino durante o Fórum Internacional da Semana de Energia Russa nesta quarta-feira (11/10/2023). Putin enfatizou que, para alcançar uma resolução efetiva do conflito Israel-Palestina, é essencial abordar questões políticas fundamentais, com destaque para a criação de um Estado soberano da Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. O líder russo alertou que a falta de progresso nessas questões contribuiu para a recente explosão de violência na região.
“Sem resolver as questões políticas fundamentais, sendo a principal a criação de um Estado soberano da Palestina com a capital em Jerusalém Oriental, não será possível resolver o problema completamente,” afirmou Putin, refirmando a posição russa em relação ao conflito.
Além de Putin, o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, também abordou a situação no Oriente Médio durante o mesmo evento. Ele pediu ao presidente russo que apresentasse uma iniciativa de cessar-fogo entre os palestinos e israelenses.
“Senhor presidente, peço que, como líder de um país membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, apresente uma iniciativa para um cessar-fogo, um cessar-fogo real, e para a busca de uma solução efetiva para a questão palestina”, instou o premiê iraquiano.
Ele também expressou preocupação com as possíveis consequências dos eventos recentes na região.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




