O Kremlin emitiu um alerta contundente nesta terça-feira (10/10/2023), destacando a crescente ameaça na região do Oriente Médio devido ao aumento do conflito e advertindo sobre o potencial de sua expansão para além da zona árabe-israelense. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, apelou à contenção e ao diálogo, enfatizando a necessidade de evitar que aqueles “não habituados ao diálogo” influenciem a situação.
O presidente russo, Vladimir Putin, também expressou sua preocupação com o número crescente de vítimas civis em Israel e Gaza nos últimos quatro dias de confronto. Até o momento, o conflito já causou pelo menos 1.900 vítimas fatais, incluindo 900 palestinos e mil israelenses.
Em uma conversa telefônica com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Putin e Erdogan ressaltaram o agravamento acentuado da situação na zona de conflito. Ambos líderes manifestaram uma “profunda preocupação com a escalada contínua da violência e o aumento catastrófico do número de vítimas civis”, de acordo com um comunicado do Kremlin. Eles reiteraram a necessidade de um “cessar-fogo imediato” e da retomada das negociações para buscar uma solução pacífica.
Além disso, Putin enfatizou a necessidade de criar um Estado palestino, enquanto critica a política dos Estados Unidos no Oriente Médio, considerando-a um fracasso evidente, evidenciado pela nova escalada de conflito entre Israel e o Hamas.
O confronto teve início no último sábado, quando o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram feitos reféns pelo Hamas e levados para Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




