Feira de Santana está comemorando uma redução significativa nos casos de sífilis registrados este ano. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre janeiro e setembro de 2023, foram relatados 256 casos de sífilis, em comparação com 407 casos no mesmo período de 2022, o que representa uma queda de 37%. A diminuição é especialmente notável nos casos de sífilis congênita, em que a gestante transmite a doença para o feto. No ano passado, 150 casos foram registrados, enquanto em 2023, houve uma queda para 42.
Larissa Gonçalves, enfermeira referência técnica da sífilis, enfatizou a importância da busca ativa, do diagnóstico precoce e do tratamento oportuno para prevenir complicações. Ela ressaltou que a meta é zerar os casos de sífilis congênita e que estão trabalhando incansavelmente para alcançá-la, monitorando de perto todas as gestantes que testam positivo.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e tem cura. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue ou teste rápido. A prevenção é fundamental e pode ser alcançada pelo uso de preservativos em relações sexuais e pela realização do pré-natal, que ajuda a evitar a transmissão da doença de mãe para filho.
A cidade oferece testes de diagnóstico de sífilis gratuitamente em todas as unidades da rede municipal de saúde. Para ter acesso, os interessados devem sinalizar o desejo na recepção do local e apresentar documento de identidade e cartão do SUS.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




