A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia promoveu um evento especial para celebrar o sucesso do Sistema de Reconhecimento Facial, que contribuiu para mil prisões bem-sucedidas. O encontro, realizado no Auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), contou com a presença do vice-governador do estado, Geraldo Júnior, do secretário da SSP, Marcelo Werner, e de líderes das Forças de Segurança, além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, os principais indicadores desse sistema, que alcançou o notável feito de mil prisões no dia 16 de agosto de 2023, foram apresentados. Unidades policiais que mais contribuíram para as prisões ao longo dos quatro anos de implantação da tecnologia receberam reconhecimento e prêmios.
As 1ª, 11ª, 16ª e 22ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), além de departamentos da Polícia Civil e outros servidores, foram homenageados. O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou o papel das equipes no sucesso do sistema e ressaltou a importância de comemorar mil prisões com o auxílio da tecnologia, evitando o uso da força.
Números de destaque
Desde a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial em dezembro de 2018, foram capturados 1.154 criminosos, incluindo procurados por roubo, homicídio, tráfico de drogas e estupro. Somente neste ano, houve um recorde de 579 prisões, em comparação com as 348 capturas no ano anterior. Nos anos de 2020 e 2021, com a chegada da pandemia, foram registradas 90 e 26 prisões, respectivamente, enquanto em 2019, 110 capturas foram realizadas.
Destaques notáveis
O Sistema de Reconhecimento Facial fez história ao localizar, em 2019, o primeiro foragido em um bloco de carnaval na Bahia. Disfarçado com peruca, maquiagem e roupas femininas, esse indivíduo havia cometido um homicídio em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, após uma briga de trânsito. A ferramenta ganhou destaque nacional e posicionou a Bahia como pioneira em tecnologia de segurança, com investimentos que contribuíram para evitar o acesso de 79 foragidos à festa de Carnaval de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




