O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou a atenção para o “crescimento colossal” da influência do Brasil no cenário internacional durante sua participação na conferência do Clube Valdai de Discussões Internacionais, realizada na última quinta-feira (05/10/2023). A declaração de Putin ocorreu no contexto do aumento da ordem multipolar no mundo.
Na conferência, que abordou o tema “Multipolaridade justa: como garantir segurança e desenvolvimento para todos”, o líder russo também elogiou as qualidades de outros países membros do BRICS, como a Índia e a África do Sul.
Para Isabela Gama, especialista em segurança e teoria das relações internacionais, pesquisadora pós-doutoranda da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), as palavras de Putin representam um esforço em posicionar o Brasil como um ator relevante e importante no cenário global, de acordo com o portal de notícias [Inserir Nome do Portal].
Gama ressaltou que nos últimos anos, o Brasil deixou de ser uma figura marginal no cenário internacional e passou a ser uma voz que busca mudanças, mesmo que de forma limitada, mas com perspectivas de crescimento.
“A influência que o Brasil exerce, especialmente no G20 e na ONU, tem um grande impacto, especialmente quando se trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é amplamente respeitado nessas organizações”, afirmou Gama.
Charles Pennaforte, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA), concorda que o Brasil vem ganhando destaque no cenário internacional, particularmente durante o governo de Lula da Silva.
“O presidente Putin está fazendo uma comparação com o período do governo Bolsonaro, quando tivemos pouca participação no cenário internacional. Sem dúvida, houve um crescimento acentuado em nosso protagonismo”, destacou Pennaforte.
Ambos os especialistas acreditam que o Brasil está vivenciando um momento de transformação geopolítica e econômica, no qual um novo cenário global está se formando, com menos predominância de países europeus e norte-americanos.
Uma das evidências desse crescimento da influência brasileira é a recente conclusão da primeira transação em real-yuan, o que representa um marco histórico na alteração da hegemonia do dólar desde os Acordos de Bretton Woods.
Gama e Pennaforte também enfatizaram a importância do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o “banco do BRICS”, e das transações comerciais que não envolvem o dólar, destacando seu significado econômico e geopolítico.
Além disso, Gama mencionou os avanços brasileiros na produção tecnológica militar, como o avião KC-390 e o submarino de propulsão nuclear, como passos importantes para o país se libertar da dependência da exportação de commodities e fortalecer sua presença no cenário global.
“A capacitação do capital humano e o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias brasileiras são de grande relevância e podem ter um impacto significativo em nossa economia e na projeção internacional do Brasil”, concluiu Gama.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




