O tiro com arco brasileiro encerrou sua participação no Pan-Americano com brilho e conquistou mais duas medalhas de prata, selando uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. A estreante no Pan, Ana Machado, marcou história ao faturar uma medalha inédita no arco recurvo feminino e, de quebra, confirmou a participação do Brasil na competição feminina em Paris. Além disso, Ana conquistou mais uma prata nas duplas mistas, ao lado do talentoso Marcus D’Almeida, que também subiu ao pódio no sábado com uma medalha de bronze por equipes masculinas.
No emocionante caminho para a final do arco recurvo feminino, Ana Machado eliminou a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois do mundo, vencendo por 6 a 4 na semifinal. Na disputa pelo ouro, a brasileira teve um desempenho impressionante, mas acabou superada pela mexicana Alejandra Valencia com um placar de 7 a 1.
“Meu primeiro Pan foi incrível. Foi uma semana maravilhosa, conseguimos a vaga para Paris, que era nosso objetivo principal, além de conquistar mais duas medalhas,” comemorou Ana Machado.
Marcus D’Almeida também teve um desempenho notável, somando duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Ele ficou satisfeito com sua performance, reconhecendo a intensa competição, visto que diversos atletas priorizaram o campeonato de tiro com arco do Pan para assegurar a vaga olímpica.
“Foi um desafio. Muitos competidores vieram com seus times principais porque a vaga olímpica estava em jogo, o que não era o meu caso. Eu sabia que o ouro seria uma conquista difícil, mas estou feliz por levar duas medalhas para casa,” destacou o arqueiro carioca, que também conquistou o bronze por equipes masculinas no sábado.
Com três pódios, o desempenho do Brasil no tiro com arco no Pan-Americano é o melhor da história da competição. Além disso, o país assegurou presença nas provas individuais e mistas das Olimpíadas de Paris 2024. As vagas no tiro com arco não são nominais, sendo definidas com base em critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira do Tiro com Arco (CBTArco).
*Com informações da Agência Brasil.











Deixe um comentário