Brasil conquista prata por equipes e fecha campanha do judô no Pan com 16 pódios

O judô brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) com um impressionante total de 16 medalhas. Nesta terça-feira (31/10/2023), a equipe nacional conquistou a medalha de prata na disputa final por equipes, enfrentando a forte equipe cubana. Em uma competição acirrada, o Brasil venceu três combates e perdeu outros três, mas acabou perdendo na luta de desempate, ficando com a prata.

Este desempenho no Pan é particularmente significativo, uma vez que o judô brasileiro está em busca de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A classificação para Paris é baseada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF) e ocorre com base na pontuação acumulada entre julho de 2022 e junho de 2024.

“Acho que fizemos uma campanha muito boa, com atletas mais jovens, como Michel Augusto, de 18 anos, que ganhou o ouro no individual. É empolgante ver essa renovação. Estou feliz em fazer parte disso e trabalhar para chegar a Paris e encerrar minha carreira em alta”, afirmou Rafael ‘Baby’ Silva, que conquistou o bronze individual nesta edição.

A treinadora da equipe feminina, Andrea Berti, destacou a importância da equipe mesclada, com atletas experientes e novatos, e enfatizou o compromisso da equipe em busca da medalha no Pan. “O trabalho para o Pan foi diferente, tivemos que conquistar a vaga para estar aqui, e mesmo com atletas multicampeões, eles estavam motivados para buscar a medalha”, disse.

Para chegar à final por equipes, a equipe brasileira, composta por três homens e três mulheres, derrotou a Venezuela (4 a 1) e a Colômbia (4 a 0). Na final contra Cuba, Rafaela Silva e Gabriel Falcão venceram seus adversários, enquanto Luana Carvalho e Rafael Macedo sofreram derrotas. Beatriz Souza deu a vantagem ao Brasil antes de Rafael ‘Baby’ Silva lutar e perder na luta de desempate.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading