A chefe de operações navais norte-americana, almirante Lisa Franchetti, destacou a “dissuasão da China” como prioridade militar dos Estados Unidos durante um briefing on-line realizado na Coreia do Sul nesta sexta-feira (24/11/2023). Em sua visita de uma semana à região Indo-Pacífico, Franchetti ressaltou que a cooperação com aliados é essencial para combater as crescentes capacidades marítimas de Pequim.
“A região Indo-Pacífico continua a ser a principal prioridade dos Estados Unidos”, afirmou Franchetti, enfatizando a importância de operar em conjunto com aliados para dissuadir não apenas a China, mas também outros potenciais adversários ao redor do mundo.
A almirante destacou a necessidade de fortalecer a interoperabilidade por meio de exercícios, treinamento e planejamento conjunto.
Apesar dos recentes esforços para estabilizar as relações entre Washington e Pequim, divergências persistentes sobre questões como a comercialização de semicondutores e as disputas no mar do Sul da China continuam a desafiar a normalização das relações bilaterais. Nesta semana, os militares dos EUA retomaram as patrulhas com as Filipinas em águas disputadas, indicando uma postura firme em relação às tensões na região.
A almirante Franchetti, veterana naval de 59 anos, assumiu o cargo máximo da Marinha norte-americana no início deste mês, marcando um marco histórico como a primeira mulher a chefiar um ramo do serviço militar do Pentágono.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




