Conflitos com clientes aumentam em 51% os riscos de acidentes entre entregadores, revela estudo

Pesquisa EpisSAT Entregadores destaca alto índice de acidentes relacionados a conflitos com clientes no trabalho de entregadores de aplicativo.
Pesquisa EpisSAT Entregadores destaca alto índice de acidentes relacionados a conflitos com clientes no trabalho de entregadores de aplicativo.

Um estudo pioneiro, o EpisSAT Entregadores, revelou dados preocupantes sobre as condições de trabalho, saúde e segurança dos entregadores de aplicativos no Brasil. Conduzida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa delineou o perfil desses profissionais, destacando que são majoritariamente homens, negros e jovens.

Um dos resultados mais alarmantes aponta para um aumento significativo nos riscos de acidentes entre os entregadores que enfrentam conflitos com clientes. Segundo o estudo, a incidência de acidentes de trabalho nesse grupo chega a preocupantes 51% em um período de um ano.

Além disso, o estudo revelou que cerca de metade dos entregadores trabalham mais de 10 horas por dia, uma prática que se torna uma alternativa diante da baixa remuneração. Essas longas jornadas aumentam ainda mais os desafios enfrentados por esses profissionais no desempenho de suas funções.

O EpisSAT Entregadores foi apresentado durante o 3º Encontro “Universidade, Entregadores e SUS”, realizado na Faculdade de Medicina da UFBA. Durante o evento, foi lançada a “Campanha pela Vida”, que busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos entregadores no trânsito. Adesivos da campanha estão sendo utilizados pelos próprios entregadores em seus veículos para ampliar a conscientização.

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