Na busca por soluções para a agricultura familiar e o desenvolvimento do campo no Brasil, o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) liderou um importante seminário em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento, intitulado “Diálogos de ATER para a agricultura familiar: proposta para a criação de um sistema unificado,” teve lugar na Universidade de Brasília (UnB) na segunda-feira (06/11/2023).
O objetivo do seminário foi debater a atual situação da assistência técnica e extensão rural no país e explorar a criação de um sistema nacional unificado para esse setor, inspirado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro Paulo Teixeira, que participou do evento, enfatizou a importância da assistência técnica e extensão rural como ponto de articulação das ações em diferentes territórios de identidade, apoiando o desenvolvimento das famílias que vivem no campo.
De acordo com Joseildo Ramos, o seminário teve o propósito de lançar um novo olhar sobre a política de assistência técnica atualmente implementada pela União, estados e municípios. O deputado destacou que o censo agropecuário de 2017, conduzido pelo IBGE, revelou que apenas 18% das propriedades da agricultura familiar contam com serviços de assistência técnica e extensão rural, apesar de o setor abranger cerca de 4 milhões de propriedades em todo o país.
“Ao ouvir representantes do governo, acadêmicos e entidades do terceiro setor, reforçamos nossa convicção de que a criação de um sistema único de assistência técnica e extensão rural é crucial para impulsionar a produção de alimentos, especialmente na agricultura familiar,” enfatizou Joseildo. O seminário representou a culminação de diversas reuniões promovidas pelo deputado ao longo do ano para discutir o tema.
O evento contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), da Embrapa, da Emater, da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Faser), da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), do Instituto Escolhas, do Fórum de Professoras e Professores de Extensão Rural, do Instituto Brasil Orgânico, de professores e alunos da UnB, bem como de especialistas da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Também participaram os deputados Pedro Uczai (PT-SC) e Zé Silva (Solidariedade-MG) e técnicos especializados do MDA.
A proposta de criar um sistema único de assistência técnica e extensão rural visa aprimorar o apoio à agricultura familiar e promover um salto na produção de alimentos no Brasil, fortalecendo, assim, um setor crucial para o país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




