A crise no transporte público de Salvador tem se tornado um tema polêmico na política local, com o pré-candidato do PT à prefeitura da cidade, Robinson Almeida, respondendo às alegações do atual prefeito, Bruno Reis. Em uma série de declarações recentes, Reis responsabilizou o governo federal pela falta de subsídios e apontou para o metrô como um fator que contribuiu para a crise. Almeida, por sua vez, rejeitou essas afirmações e argumentou que a raiz da crise remonta à gestão do ex-prefeito ACM Neto e sua concessão onerosa de 2015.
Robinson Almeida argumentou que a crise no sistema de transporte público de Salvador foi desencadeada pela concessão onerosa sancionada em 2015, que obrigou as empresas de ônibus a pagar uma quantia significativa à prefeitura. Ele enfatizou que a gestão de Bruno Reis manteve essa política de aumento das tarifas, desativação de linhas e redução da frota de ônibus em bairros populares, prejudicando a micro-mobilidade na cidade e a integração com o metrô.
Segundo o pré-candidato do PT, a falta de autocrítica por parte do prefeito e sua gestão, que continuaram com o modelo de concessão onerosa e aumentos consecutivos nas tarifas, levaram ao colapso do sistema de transporte público em Salvador. Ele destacou que a população da cidade sofre as consequências dessa decisão política tomada pelo grupo que governa a cidade há quase 12 anos.
Robinson Almeida também reforçou a importância do sistema de metrô para a mobilidade urbana em Salvador, observando que o governo estadual expandiu o metrô para mais de 33 quilômetros, com planos de estender o serviço para áreas adicionais, como Lauro de Freitas e Águas Claras / Cajazeiras. Ele enfatizou que o metrô se tornou um orgulho para os soteropolitanos e uma referência nacional, resolvendo os problemas de macro-mobilidade que a prefeitura não abordou adequadamente.
Com a perspectiva de disputar a prefeitura de Salvador em 2024, Robinson Almeida busca desafiar as alegações de Bruno Reis sobre a crise no transporte público, destacando a responsabilidade do grupo político que governou a cidade nos últimos anos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




