A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está prestes a implementar um novo poço tubular no município de Biritinga, com o propósito de incrementar a oferta de água no Sistema Integrado de Abastecimento Serrinha/Coité. A iniciativa visa atender Serrinha, Conceição do Coité, Lamarão, Teofilândia, Biritinga, Retirolândia e Barrocas, proporcionando um aumento de até 10% na capacidade de abastecimento.
O poço, perfurado a 445 metros de profundidade no Aquífero Tucano, terá uma vazão média de 150 mil litros de água por hora. Com um investimento de R$ 2,5 milhões para perfuração e montagem, a operação do poço será sustentada por um gerador de energia elétrica, com um custo mensal estimado de R$ 360 mil. Essa adição à infraestrutura busca equilibrar a distribuição de água e melhorar a capacidade de produção do sistema.
O Sistema de Abastecimento Serrinha/Coité enfrenta desafios frequentes, como interrupções e reduções de vazão devido a falhas no fornecimento de energia elétrica pela Coelba, concessionária de energia. Além disso, os poços existentes têm experimentado ao longo dos anos uma diminuição nas vazões devido à baixa disponibilidade do aquífero.
“Esse contexto, aliado ao aumento do consumo durante as altas temperaturas, tem dificultado o abastecimento pleno dos municípios atendidos. O novo poço será uma medida para regularizar o fornecimento”, destacou Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa. “Optaremos por operar o novo poço com um gerador a diesel, visando evitar possíveis impactos do fornecimento irregular de energia elétrica. Embora represente um custo significativo, a Embasa assume esse investimento para garantir a melhoria no abastecimento das localidades”, ressaltou o gerente.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




