O renomado escritor e jornalista brasileiro, Fernando Morais, conhecido por suas premiadas biografias, embarca em uma nova empreitada ao assumir a direção da Inter Press Service (IPS), agência internacional de notícias com 59 anos de atuação e presença global. Morais foi eleito de forma unânime pelos 13 diretores da agência para um mandato de três anos.
A IPS, que tem como missão levar informações sobre grupos marginalizados para todo o mundo, representa um desafio significativo para o escritor. Em entrevista à Agência Brasil, ele descreve a agência como uma entidade com uma “capilaridade no mundo inteiro” e destaca seu surgimento durante a Guerra Fria, em meio ao movimento de países não alinhados.
A agência, inicialmente sediada em Roma, está prevista para ser transferida para Madri, e sob a liderança de Fernando Morais, ganhará uma sede adicional em São Paulo a partir de abril de 2024, segundo informações do diretor da IPS Latino-Americana, Carlos Tibúrcio.
Fernando Morais relembrou sua relação anterior com a IPS, destacando que, em alguns dos veículos em que trabalhou, utilizou material produzido pela agência. Ele descreve a nova missão como um “desafio gigantesco” e expressou entusiasmo para enfrentar essa nova etapa em sua carreira.
A IPS, com seu formato híbrido que abrange diversos gêneros jornalísticos, tem como prioridade a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, sendo reconhecida pela profundidade e análise crítica de questões globais, especialmente nos países do Sul Global.
Compromisso ambiental e combate à desinformação
Morais ressalta o compromisso histórico da IPS com questões ambientais e aprofundamento em temas relevantes, sem perder a conexão com os acontecimentos cotidianos. Ele destaca a importância de manter uma relação contínua com os leitores e clientes da agência, que se estendem por todo o planeta.
Quanto à crescente onda de desinformação, o escritor observa que, embora a prática sempre tenha existido, a disseminação de mentiras pela internet a tornou devastadora. Ele destaca a contribuição que uma agência respeitada e credível como a IPS pode oferecer na guerra contra a desinformação e manipulação de informações, dada a sua reputação e alcance global.
Premiações e obras internacionais
Fernando Morais, agraciado com prêmios como o Esso e o Jabuti, tem suas obras traduzidas em 38 países. Suas biografias aclamadas, como “Olga” e “Lula, volume 1”, ganharam reconhecimento internacional. O volume 2 da biografia de Luiz Inácio Lula da Silva está programado para ser lançado em março.
O presidente Lula, que é objeto da biografia escrita por Morais, parabenizou o escritor pela nova posição na IPS, destacando a relevância da agência internacional e a satisfação ao ver seu amigo e biógrafo liderando uma instituição de tal importância.
*Com informações da Agência Brasil.








Deixe um comentário