Ao longo desta semana, a Bahia se transforma em um cenário de celebração da literatura, com três encontros literários realizados em Andaraí, Antônio Cardoso e Aratuípe, envolvendo estudantes da rede estadual de ensino. Sob o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), esses eventos se tornam vitrines para que os jovens talentos possam exibir suas habilidades nas diversas expressões artísticas e culturais, consolidando o aprendizado obtido nos projetos educacionais desenvolvidos nas escolas.
A terceira edição da Feira Literária de Andaraí (FLIAN) iniciou suas atividades na noite desta quarta-feira (22), com o lema “A leitura faz andar o mundo”. Até sábado (25/11/2023), o evento proporcionará uma programação diversificada, incluindo conferências, rodas de conversa, oficinas, contação de histórias e apresentações artísticas, destacando o tema central “O Povo Brasileiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia – Identidades e Resistências”. Os estudantes de Andaraí, Barra da Estiva e Itaetê, que integram o Núcleo Territorial de Educação (NTE 3) de Seabra, participarão ativamente, expressando-se por meio de capoeira, peças teatrais, recitais de poesia e shows musicais.
A terceira edição da Festa Literária de Aratuípe (FLITA), com o tema “Literatura e Memória”, começará nesta quinta-feira (23/11/2023) e se estenderá até o domingo (26), movimentando o Baixo-Sul da Bahia. O evento, que promete uma vasta programação, visa fortalecer a cultura local e popular, envolvendo escolas, bibliotecas, ruas e praças da cidade. Os estudantes do Colégio Estadual Professor Rocha Pita se destacarão com recitais de poesia autoral, apresentações de coral e grupo de dança, contribuindo para o incentivo à leitura e descoberta de talentos.
A primeira edição da Feira Literária de Antônio Cardoso (FLIAC) acontecerá entre os dias 23 e 24, com o tema “Antônio Cardoso festeja o Bicentenário da Independência da Bahia”. O evento, além de celebrar o marco histórico, destaca a importância da diversidade, inclusão, respeito e valorização da população do município. Homenageando o poeta cordelista Bule-Bule, a FLIAC oferecerá apresentações culturais, roda de conversa e experiências de escritas autobiográficas pelos estudantes do Colégio Estadual de Campo Genivaldo de Almeida Brandão.
Esses encontros literários não apenas promovem o conhecimento, mas também demonstram o protagonismo dos estudantes, evidenciando a riqueza cultural e intelectual presente nas escolas estaduais da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




