
O Dia da Consciência Negra na Bahia foi marcado por iniciativas inovadoras promovidas por estudantes da rede estadual. No “Painel de experiência: educação antirracista, luta e liberdade” na Secretaria da Educação do Estado (SEC), jovens dos colégios Quilombola da Bacia do Iguape, Edith Machado Boaventura em Feira de Santana, e Edvaldo Brandão Correia em Salvador apresentaram projetos desenvolvidos por eles mesmos.
A exposição fotográfica “Pretitude em foco”, trazida pelos alunos do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, destaca a beleza e o empoderamento de estudantes negras, valorizando sua identidade étnico-racial. A iniciativa, resultado da parceria entre a SEC e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, recebeu destaque no “Edital Professor Jorge Conceição” de 2021.
No Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, o projeto “Escrevivências afro-baianas” foi apresentado, mostrando textualidades negras inspiradas na produção literária dos próprios estudantes sobre a temática étnico-racial. Já os alunos do Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape apresentaram o “Àjòdún do Quilombo – Festival de Literatura Negra”, resgatando a oralidade de seus ancestrais.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, enfatizou a importância da educação antirracista na formação dos jovens. Os estudantes expressaram seu protagonismo e superação, destacando a influência positiva dos projetos em suas vidas.
Seja o primeiro a comentar