A diversidade e a riqueza das belezas negras tomam conta do Shopping Avenida (SIM), em Feira de Santana, com a exposição fotográfica “Belezas Reais”, uma iniciativa dos estudantes da Escola Municipal Professora Lidice Antunes Barros. A mostra, que estará em exibição até a próxima quinta-feira (23/11/2023), é resultado do projeto “Personalidades Negras”, desenvolvido ao longo do ano letivo com todas as turmas da instituição.
O diretor da escola, Celso Damasceno, destaca que o projeto teve como propósito promover o reconhecimento e a identificação dos estudantes com personalidades negras ao longo da história.
“Cada turma estudou, através das disciplinas, personalidades negras, e a proposta é que eles pudessem se reconhecer nessas histórias, nestas trajetórias e construírem, a partir daí, sonhos e objetivos de vida”, explica Damasceno.
A iniciativa, que visa trabalhar a identidade, ancestralidade e autoestima, resultou em uma exposição de fotos que capturam a essência e a beleza dos estudantes. A professora de História, Yolanda Leony, ressalta que a ideia de realizar as fotos surgiu da percepção da carência dos estudantes em se reconhecerem.
“Trabalhando os conceitos de identidade e ancestralidade, nós também aliamos a autoestima, para abordar o reconhecimento, os estereótipos de beleza. E eles puderam se ver bonitos como são, reais, mas de uma maneira diferente, com um olhar histórico sobre isso, de pertencimento”, conta Leony.
A parceria com a fotógrafa Lilian Falcão foi fundamental para o sucesso da exposição. Para a estudante Ana Rita dos Santos, do 7º ano, a experiência de ter sua foto exposta em um shopping é significativa para a construção da identidade e para a celebração da beleza negra.
“Estou muito feliz com o resultado porque isso mostra que ninguém deve se envergonhar por causa da cor da pele. As fotos me incentivaram a me amar mais e acredito que pode influenciar outras pessoas também”, afirma Ana Rita.
A colega Amanda Freitas, do 9º ano, compartilha a mesma empolgação, ressaltando que, através da fotografia, ela expressa sua verdadeira essência.
“Através desta fotografia, eu mostro quem sou, não sinto vergonha”, acrescenta Amanda, revelando a força do ensaio fotográfico e da exposição na promoção da autoaceitação e do orgulho da identidade negra.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




