Em uma iniciativa conjunta, as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesp) e Saúde (SMS) de Feira de Santana, têm se destacado na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Entre janeiro e outubro de 2023, mais de 450 mil carcaças de pneus velhos foram retiradas das ruas, contribuindo significativamente para a prevenção de doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya.
A coordenadora do Centro Municipal de Endemias, Síntia Sacramento, destaca a importância da intervenção, que vai além do simples recolhimento de pneus.
“Os locais propícios à proliferação do mosquito, como as borracharias, são identificados como pontos estratégicos. Nossa equipe realiza tratamentos periódicos, a cada 15 dias, com o objetivo de evitar a reprodução do Aedes Aegypti e, consequentemente, reduzir o número de pessoas infectadas”, explicou.
O diretor do departamento de limpeza pública, João Marcelo Gomes, esclarece que a coleta das carcaças ocorre em borracharias cadastradas pela Prefeitura de Feira e em locais de descarte irregular, como terrenos baldios. Após a coleta, as carcaças passam por um processo de desmanche e são reaproveitadas como matéria-prima para asfalto e construções, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Gomes enfatiza que o trabalho de recolhimento segue um cronograma elaborado pela Sesp, mas destaca que a população pode contribuir solicitando o serviço através do número 156.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




