Entre os dias 13 e 19 de novembro de 2023, Maragogipinho, o maior polo ceramista da América Latina, será palco do Festival da Cerâmica. O evento destaca a rica tradição de cerâmica artesanal da região e oferece uma programação abrangente, que inclui espaços para exposição e venda de peças artesanais, shows musicais e manifestações culturais.
As principais atrações do festival incluem apresentações de renomados artistas, como Lenine, Jau, Roberto Mendes, Sued Nunes e o Cortejo Afro. Cada um deles trará sua musicalidade única, conectando-se com as raízes culturais do Recôncavo e da Bahia.
Roberto Mendes, que abre a programação no dia 17, trará influências africanas do Recôncavo, destacando as matrizes expressas nas chulas e na técnica percussiva de instrumentos de cordas. O compositor e cantor Jau apresentará um repertório com elementos do samba-reggae, ijexá e axé.
No dia 18, o pernambucano Lenine promete um dos shows mais aguardados, com suas canções de sucesso e influências da MPB e Pop-Rock. A cantora revelação da nova geração baiana, Sued Nunes, traz a ancestralidade do Recôncavo em sua música, enquanto o Cortejo Afro encerrará a noite no ritmo do samba-reggae.
Além dos shows, o festival oferece uma variedade de atividades, como rodadas de negócios, gastronomia, painéis, oficinas de capacitação, caravanas de cadastramento de artesãos e a cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia.
Este evento é de grande importância para a comunidade de Maragogipinho e entra para o calendário cultural da Bahia. Ele visa apoiar os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de suas peças e contribuindo para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.
Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de adquirir peças decorativas e utilitárias de cerâmica, com influências indígenas evidenciadas em desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho e branco, pigmentos naturais da argila.
O evento é uma iniciativa do Governo da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Aratuípe, o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e outras entidades. A programação inclui também uma experiência turística na localidade e oferece a oportunidade de conhecer de perto a rica tradição da cerâmica artesanal da região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




