Itaparica celebra Novembro Negro com eventos pela igualdade racial

Prefeitura de Itaparica promove uma agenda variada de eventos para fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa durante o Novembro Negro.
Prefeitura de Itaparica promove uma agenda variada de eventos para fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa durante o Novembro Negro.

Itaparica, cidade situada na Bahia, está prestes a vivenciar um Novembro repleto de eventos marcantes em prol da igualdade racial. Sob a organização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Promoção Social, Turismo e Cultura, a programação abrange desde encontros religiosos até iniciativas culturais e sociais.

A iniciativa, denominada “Mês Negro”, surge como resultado da união de diferentes setores da sociedade, promovendo atividades variadas com o intuito de fortalecer a luta por igualdade racial e combater a discriminação social. Maria Felipa, Maria Quitéria, Zumbi, Dandara e outros heróis da luta racial são citados como exemplos fundamentais para a construção da sociedade atual.

O calendário de eventos tem início neste sábado (18/11/2023) com o I Encontro dos Povos de Terreiro de Itaparica, no Mirante do Solar – Casa de Cultura de Ética, reunindo líderes de templos religiosos de matriz africana para debater ações afirmativas contra o racismo e intolerância religiosa. A Caravana LóLá Odara, entre os dias 21 e 23, oferecerá diversos serviços, atendimentos em saúde e atividades culturais, enquanto o Festival do Acarajé, em 25 de novembro, homenageará a culinária afro com aulas show e apresentações culturais. As comemorações encerram com a V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa no dia 29, reafirmando a luta do povo de terreiros pela democracia e diversidade.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137200 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário