O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, voltou a expressar críticas à “paralisia lamentável” do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em relação à guerra no Oriente Médio. Em um evento realizado nesta terça-feira (07/11/2023), o chanceler brasileiro enfatizou a importância da estabilidade internacional para a prosperidade e o desenvolvimento e destacou os esforços do Brasil à frente do Conselho de Segurança da ONU.
Durante a abertura da 6ª edição do Fórum de Investimentos Brasil, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Mauro Vieira enfatizou a inaceitabilidade moral de a ONU, mais uma vez, não cumprir seu nobre mandato diante da crítica situação humanitária na região do Oriente Médio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estava presente no evento.
No mês de outubro, o Brasil presidiu o Conselho de Segurança da ONU e liderou a articulação de uma resolução que solicitava um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a criação de um corredor humanitário para atender a população civil palestina. A proposta recebeu o apoio da maioria dos membros do conselho (12 entre 15), mas foi vetada pelos Estados Unidos, que alegaram a ausência de menção ao direito de Israel de se defender.
Mauro Vieira já havia expressado descontentamento com o veto à proposta, afirmando que a reputação da ONU estava intrinsecamente ligada à atuação do órgão no conflito do Oriente Médio.
Especialistas consultados pela Agência Brasil apontam que a diplomacia brasileira atuou como mediadora no Conselho de Segurança, buscando não se envolver politicamente no conflito do Oriente Médio.
O Conselho de Segurança da ONU, criado após a Segunda Guerra Mundial, é responsável por zelar pela paz mundial. A aprovação de uma resolução no conselho requer o apoio de nove dos 15 membros, sem nenhum veto dos membros permanentes. Os membros permanentes são China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




