Em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (31/10/2023), os desembargadores membros da Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovaram ‘Moção de Pesar’ em memória do professor e advogado Dylson da Hora Dória, falecido no dia 29 de outubro de 2023, aos 84 anos, em Salvador, Bahia.
A iniciativa da homenagem póstuma foi do desembargador Baltazar Miranda Saraiva e contou com a adesão dos desembargadores Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente; e de Pedro Augusto Costa Guerra, além das desembargadoras Rita de Cássia Machado Magalhães e Soraya Moradillo Pinto, juntamente com a procuradora de Justiça Cleusa Boyda de Andrade, do Ministério Público da Bahia.
A homenagem póstuma foi apresentada nos seguintes termos:
— A ausência do professor Dr. Dylson da Hora Dória deixa a Bahia órfã de uma das personalidades mais marcantes do nosso estado.
— Dylson Dória teve a vida dedicada totalmente à advocacia e ao ensino do Direito e deixa um exemplo de vida enquanto cidadão de bem, homem de fé e alicerce da família. Nascido em 12 de março de 1939, filho de Hidelbrando Rocha Dória e Olga da Hora Dória, recebeu sua educação no Ginásio Dom Macedo Costa (1951 a 1954) e no Colégio Estadual da Bahia – Central (1955 a 1957).
— Ele concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1962 e tornou-se livre docente pela Universidade Católica do Salvador, onde lecionou na Faculdade de Direito de 1977 a 2002. Era sócio correspondente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal desde 17 de agosto de 1975, sócio benemérito da Associação de Magistrados da Bahia e detinha o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito da Bahia, conferido em 9 de março de 1979.
— Exerceu a advocacia desde 1962 e foi aprovado em um Concurso Público para Juiz de Direito, embora tenha desistido da nomeação. Posteriormente, em 1968, foi aprovado em um Concurso Público para o cargo de Procurador do Estado, 3ª Classe, progredindo ao longo de sua carreira até alcançar a classe especial, além de ter ocupado o cargo de Procurador Geral do Estado.
— Autor do livro “Curso de Direito Comercial”, publicado em dois volumes pela Editora Saraiva, com 10 edições lançadas, foi parecerista e contribuiu com vários trabalhos nas edições da Revista da Procuradoria Geral do Estado.
— Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta e dedicação à família e à sociedade baiana, sua ausência deixa todos desolados, tanto os seus familiares, como amigos e conhecidos. Dotado de extrema vontade de bem servir ao povo, Dylson Dória soube fazer amigos e servir a seu povo, imbuído de profundo sentimento de solidariedade. Com a visão de vitorioso advogado e enorme disposição para o trabalho, fazendo questão de manter-se sempre ativo, Professor Dylson Dória foi o principal nome por trás da empresa Dória Advogados Associados. Foi cremado na segunda-feira (30/10), às 15:00 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
— Sua morte nos entristece e nos causa profundo sentimento de dor. Diante do ocorrido, este Colendo Órgão manifesta seus pêsames aos familiares através desta Moção de Pesar, lamentando a inestimável perda para a Bahia e para o Brasil, rogando a Deus que conforte os familiares e amigos dando-lhe a graça de viver a eternidade ao lado do Pai Criador.
— Que seja dado conhecimento da presente Moção à sua família enlutada, à Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador, à Academia de Letras Jurídicas da Bahia, ao Instituto dos Advogados do Distrito Federal e à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia, enviando-lhe esta singela homenagem em nome do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.









Deixe um comentário