Moção de Pesar em memória do professor e advogado Dylson da Hora Dória é aprovada pelos desembargadores da Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma do TJBA

Em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (31/10/2023), os desembargadores membros da Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovaram ‘Moção de Pesar’ em memória do professor e advogado Dylson da Hora Dória, falecido no dia 29 de outubro de 2023, aos 84 anos, em Salvador, Bahia.

A iniciativa da homenagem póstuma foi do desembargador Baltazar Miranda Saraiva e contou com a adesão dos desembargadores Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente; e de Pedro Augusto Costa Guerra, além das desembargadoras Rita de Cássia Machado Magalhães e Soraya Moradillo Pinto, juntamente com a procuradora de Justiça Cleusa Boyda de Andrade, do Ministério Público da Bahia.

A homenagem póstuma foi apresentada nos seguintes termos:

— A ausência  do professor Dr. Dylson da Hora Dória deixa a Bahia órfã de uma das personalidades mais marcantes do nosso estado.

— Dylson Dória teve a vida dedicada totalmente à advocacia e ao ensino do Direito e deixa um exemplo de vida enquanto cidadão de bem, homem de fé e alicerce da família. Nascido em 12 de março de 1939, filho de Hidelbrando Rocha Dória e Olga da Hora Dória, recebeu sua educação no Ginásio Dom Macedo Costa (1951 a 1954) e no Colégio Estadual da Bahia – Central (1955 a 1957).

— Ele concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1962 e tornou-se livre docente pela Universidade Católica do Salvador, onde lecionou na Faculdade de Direito de 1977 a 2002. Era sócio correspondente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal desde 17 de agosto de 1975, sócio benemérito da Associação de Magistrados da Bahia e detinha o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito da Bahia, conferido em 9 de março de 1979.

— Exerceu a advocacia desde 1962 e foi aprovado em um Concurso Público para Juiz de Direito, embora tenha desistido da nomeação. Posteriormente, em 1968, foi aprovado em um Concurso Público para o cargo de Procurador do Estado, 3ª Classe, progredindo ao longo de sua carreira até alcançar a classe especial, além de ter ocupado o cargo de Procurador Geral do Estado.

— Autor do livro “Curso de Direito Comercial”, publicado em dois volumes pela Editora Saraiva, com 10 edições lançadas, foi parecerista e contribuiu com vários trabalhos nas edições da Revista da Procuradoria Geral do Estado.

— Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta e dedicação à família e à sociedade baiana, sua ausência deixa todos desolados, tanto os seus familiares, como amigos e conhecidos. Dotado de extrema vontade de bem servir ao povo, Dylson Dória soube fazer amigos e servir a seu povo, imbuído de profundo sentimento de solidariedade. Com a visão de vitorioso advogado e enorme disposição para o trabalho, fazendo questão de manter-se sempre ativo, Professor Dylson Dória foi o principal nome por trás da empresa Dória Advogados Associados. Foi cremado na segunda-feira (30/10), às 15:00 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

— Sua morte nos entristece e nos causa profundo sentimento de dor. Diante do ocorrido, este Colendo Órgão manifesta seus pêsames aos familiares através desta Moção de Pesar, lamentando a inestimável perda para a Bahia e para o Brasil, rogando a Deus que conforte os familiares e amigos dando-lhe a graça de viver a eternidade ao lado do Pai Criador.

— Que seja dado conhecimento da presente Moção à sua família enlutada, à Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador, à Academia de Letras Jurídicas da Bahia, ao Instituto dos Advogados do Distrito Federal e à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia, enviando-lhe esta singela homenagem em nome do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading