O conceito de neoindustrialização está ganhando destaque no cenário brasileiro, com o novo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, enfatizando a importância desse processo para o país. Mas afinal, o que é neoindustrialização? De acordo com Paulo Silvestre, especialista em desenvolvimento estratégico, trata-se do processo de modernização do setor industrial, incorporando novas tecnologias como automação e inteligência artificial.
Representantes do setor industrial acreditam que a retomada da indústria é fundamental para o crescimento consistente do Brasil, interrompendo o ciclo de “voos de galinha” na economia. Marco Antonio Rocha, pesquisador da Unicamp, destaca a importância de uma base industrial sólida e uma estrutura produtiva manufatureira para o desenvolvimento do país.
A neoindustrialização torna o Brasil menos vulnerável, especialmente em relação à balança comercial, ao impulsionar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a criação de uma cadeia produtiva diversificada. Reduz a dependência do país em relação às exportações de commodities, que são suscetíveis às flutuações de preços internacionais.
Além disso, a neoindustrialização oferece oportunidades para inserir mais pessoas no mercado de trabalho, gerando empregos verdes e contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono, como enfatiza Daniel Caiche, especialista em mercado de carbono.
O cenário atual mostra a necessidade de revitalizar o setor industrial brasileiro, uma vez que, em 2023, a indústria representa apenas 23,9% do PIB, comparado a quase 36% na década de 80. Esse processo de desindustrialização é uma realidade preocupante. A produtividade da indústria de transformação caiu quase 1% ao ano desde 1995. Portanto, a neoindustrialização é vista como uma estratégia crucial para reverter essa tendência e fortalecer a economia brasileira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




