No recém-lançado livro “Pós-verdade e Fake News” da Matrix Editora, o procurador de Justiça Marcio Sergio Christino mergulha nas entranhas da manipulação, mostrando que o fenômeno das fake news não é novo. O autor desvenda, ao longo da história, como a opinião pública foi moldada por técnicas de psicologia e comunicação, explorando o caminho que levou à atual “era da pós-verdade”.
Christino analisa estratégias desonestas adotadas por governos, líderes políticos e movimentos, destacando o papel da propaganda desde o termo cunhado pela Igreja Católica no século XVII. Referenciando Freud, ele explora o impacto psicológico das fake news, mostrando como não apenas disseminam desinformação, mas podem provocar mudanças de crenças e comportamento.
Ao contextualizar a manipulação ao longo dos séculos, o livro oferece uma visão crítica sobre eventos atuais, como o conflito Israel-Palestina, a invasão russa na Ucrânia, as tensões entre EUA e China e o surgimento de movimentos ultradireitistas. A obra também explora o papel da internet e das redes sociais na guerra de informações. Ao revelar os métodos de distorção da realidade, Christino convida os leitores a refletirem sobre a necessidade de resgatar a verdade em meio à pós-verdade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




