A Petrobrás surpreendeu o mercado ao anunciar, nesta segunda-feira, a rescisão do contrato de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), sediada em Fortaleza. O cancelamento ocorreu devido ao não cumprimento de condições estabelecidas no contrato até o prazo final de sábado (25/11/2023).
Compromisso Governamental e Reações
A decisão foi saudada por Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), como um sinal do comprometimento do governo do presidente Lula e da nova administração da Petrobrás em encerrar os processos de privatização. Bacelar destaca que, apesar desse avanço, há a necessidade de reaver ativos estratégicos que foram privatizados, mencionando a intenção de recomprar a Refinaria de Mataripe (Rlam), além das refinarias Isaac Sabbá (Reman) e SIX (Unidade de Industrialização do Xisto).
Luta e Impactos Locais
O coordenador-geral da FUP ressalta a importância da luta dos trabalhadores da Lubnor, que realizaram uma greve em junho passado para tentar barrar a venda da refinaria. A mobilização, segundo Bacelar, contribuiu para o cancelamento da privatização da Lubnor.
Importância Estratégica da Lubnor
A Refinaria Lubnor, responsável por cerca de 10% da produção nacional de asfalto, é a única unidade de refino a produzir lubrificantes naftênicos, utilizados em aplicações nobres. Além disso, abastece todo o Nordeste e fornece derivados para os estados do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.
Detalhes Financeiros
A Lubnor, que estava prestes a ser adquirida pelo grupo Grepar Participações Ltda por US$ 34 milhões – valor 55% abaixo da estimativa de mercado – ocupa uma área de 400 quilômetros quadrados, sendo 30% do terreno pertencente ao município de Fortaleza.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




