Polo de agroindústrias familiares entrega impulso à agricultura em Pindobaçu

Quatro agroindústrias familiares são inauguradas, promovendo o fortalecimento da agricultura e da economia em Pindobaçu.
Quatro agroindústrias familiares são inauguradas, promovendo o fortalecimento da agricultura e da economia em Pindobaçu.

Neste domingo (19/11/2023), o Governo Jerônimo, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou a entrega de quatro novas agroindústrias familiares no município de Pindobaçu, situado no território Piemonte Norte do Itapicuru. O objetivo é consolidar e impulsionar a agricultura familiar, proporcionando benefícios tanto para a economia local quanto regional.

As instalações recém-inauguradas incluem uma unidade de beneficiamento de licuri, unidades de classificação e seleção de frutas e hortaliças, uma unidade de beneficiamento de mandioca e uma de produção de óleo de babaçu. Além disso, foram entregues equipamentos modernos, incluindo tratores, máquinas e implementos agrícolas, para otimizar as operações das agroindústrias.

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destaca que essas iniciativas estruturantes não apenas fortalecem a agricultura familiar em Pindobaçu, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável de toda a Bahia. Ele enfatiza que os recursos investidos não apenas beneficiam o município, mas ampliam as oportunidades para a agricultura familiar em todo o estado, melhorando as condições de trabalho, renda e aumentando a produção de alimentos.

As ações implementadas visam fomentar e ampliar a produção agrícola, introduzindo tecnologias que agregam valor à produção das famílias agricultoras e extrativistas. A introdução dessas tecnologias busca proporcionar melhores condições de trabalho, beneficiando as produções para garantir a comercialização e a autonomia financeira das famílias envolvidas.

João de Jesus, presidente da Associação dos Produtores Rurais Grota do Ferreira, destaca a importância da unidade de Seleção de Frutas e Hortaliças, ressaltando que o processo de higienização, seleção e qualificação proporcionará uma melhoria significativa na qualidade dos produtos, valorizando ainda mais a produção local.

A comunidade Serra de Carnaíba, por sua vez, celebrará a possibilidade de produzir e comercializar quase três mil litros de óleo de babaçu por dia, graças à entrega da Unidade Simplificada para Produção do Babaçu. Diego Lima, fiscal da Associação dos Agricultores de Serra da Carnaíba, comemora o impacto positivo na vida da comunidade, destacando o aumento potencial na produção e na renda das famílias.

Além das agroindústrias, o Governo do Estado anunciou a autorização de convênios para fortalecer as cadeias produtivas do leite, mandioca e mel no Território Piemonte Norte do Itapicuru, com o objetivo de elevar a renda líquida da produção familiar nos próximos dois anos. Também foi firmado um convênio para a implementação de ações de melhoramento genético de rebanhos bovinos, ovinos e suínos, visando aprimorar a qualidade e produtividade na Associação de Assentados e Assentadas do projeto de assentamento Nova Canaã.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137185 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário