O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto histórico que reverte o processo de dissolução societária do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec). A empresa pública, sediada em Porto Alegre (RS), é especializada na produção de circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 6 de novembro, exclui a Ceitec do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revoga a sua qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).
Essa medida é uma virada significativa para a empresa, que representa uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores no Brasil, aumentando a competitividade e a relevância do país no mercado global, conforme destacou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A reversão do processo de liquidação reduzirá os riscos de perdas relacionados às instalações, máquinas e equipamentos, permitirá o reingresso da empresa no mercado e acelerará a retomada dos negócios.
A Ceitec desempenha um papel crucial na aquisição, pelo Brasil, de conhecimento científico, tecnológico e produtivo em um setor estratégico. Nos últimos anos, o mercado de chips semicondutores passou por uma significativa transformação tecnológica, tornando esses componentes essenciais em praticamente todas as atividades da sociedade moderna. A retomada operacional da empresa envolverá a indicação de novos dirigentes e dos Conselhos de Administração e Fiscal, a recomposição dos quadros técnicos e a elaboração de um plano de recuperação das atividades para atender às demandas dos setores público e privado. Um plano de negócios também será desenvolvido, estabelecendo novas rotas tecnológicas e industriais para a empresa atuar tanto no mercado nacional quanto no internacional.
Esta ação governamental ressalta a importância da Ceitec no contexto das políticas públicas para o setor de semicondutores e componentes avançados, além de consolidar a posição do Brasil nesse mercado em expansão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




