Enquanto os consumidores exploram as promoções da Black Friday em Feira de Santana, o Procon local, através da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, lançou uma operação intensiva de fiscalização para assegurar que os preços anunciados reflitam descontos reais. O superintendente do Procon de Feira de Santana, Maurício Carvalho, explicou que a ação visa verificar se os preços estão visíveis, se existem comparações antes e depois da Black Friday, se as formas de pagamento são claras e se o Código de Defesa do Consumidor está acessível aos clientes.
Segundo Maurício, a fiscalização começou nas grandes redes de varejo, supermercados e lojas de departamento da cidade.
“Estamos visitando inicialmente as principais redes. As grandes redes de varejo, supermercados, grandes lojas de departamentos. Vamos continuar realizando visitas até o final do mês”, disse.
Em caso de irregularidades, as lojas serão autuadas, abrindo um processo administrativo que pode resultar em multas.
O superintendente também oferece orientações aos consumidores para garantir uma experiência segura durante a Black Friday. Para compras online, ele sugere a verificação da idoneidade do site, pesquisa do CNPJ na Receita Federal e consulta ao Reclame Aqui. Em compras físicas, a recomendação é fazer uma pesquisa detalhada dos preços anunciados antes e durante a Black Friday e manter registros para referência futura.
Maurício alerta sobre práticas enganosas, como o aumento dos preços antes da Black Friday, tornando os descontos ilusórios.
“É importante que antes da Black, o consumidor faça um registro desses preços para poder comparar posteriormente”, enfatiza.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




