O estado da Bahia se destacou no 17º Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados (ENEL), realizado na última semana na cidade de Campina Grande, na Paraíba, ao conquistar uma impressionante quantidade de prêmios. Os queijos e derivados produzidos na Bahia arrebataram 114 medalhas, incluindo 24 super ouros, 23 ouros, 31 pratas e 36 bronzes. Esse feito corresponde a 48% de todas as premiações concedidas no concurso, destacando a excelência dos produtos baianos.
Antes do evento, alguns dos produtores premiados foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), um órgão que desempenha um papel fundamental na articulação do fortalecimento e na certificação de pequenos produtores de queijo no estado.
O gestor da SDE, Angelo Almeida, comemorou o resultado e enfatizou que o setor está em constante crescimento, e os prêmios apenas reforçam a qualidade do que é produzido na Bahia.
“É uma conquista muito grande. Ganhamos 114 medalhas de um total de 236, quase 50% de todas as premiações do evento. Isso só confirma a qualidade do que está sendo produzido aqui e consolida a Bahia como um dos principais produtores do país”, disse.
Angelo também destacou a importância da certificação dos pequenos produtores para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Estamos na expectativa do projeto de lei que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o Selo SIM/CONSÓRCIO, em todo o território estadual. Iniciamos as discussões para a certificação de pequenos produtores no estado, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Sebrae, a Associação Comer Queijo e o setor produtivo, no mês de junho e acreditamos que estamos muito próximos disso”, ressaltou.
Os produtores premiados no ENEL 2023 celebraram a importância do evento para o Nordeste brasileiro, especialmente para a Bahia. João Campos, um dos premiados com uma medalha de ouro, ressaltou o crescimento do setor nos últimos anos.
“O Enel 2022, em Vitória da Conquista, já havia sido importantíssimo. Tivemos 221 inscrições de produtos e cerca de 40 medalhas para o estado da Bahia. Agora, a gente saltou para 555 inscrições e 114 medalhas. Isso mostra que a política dos consórcios tem dado certo no estado e que esse é o caminho. Ela deve ser reforçada porque está dando certo”, disse.
Outro produtor premiado, Gildemario Carneiro, de Nova Fátima, destacou a importância do prêmio para sua família e seu negócio.
“Para mim e minha família, foi um evento maravilhoso, porque conquistei uma medalha com a ambrosia da minha esposa, que é um doce de família com uma tradição de mais de 100 anos”, explicou. Ele também ressaltou o avanço que obteve em relação ao concurso de 2022, quando conquistou apenas uma medalha, demonstrando o progresso do setor nos últimos anos.
A cooperativa Capribée foi uma das premiadas, conquistando oito medalhas com seus nove queijos inscritos. Eugênia Ribeiro Félix, presidente da cooperativa, destacou a importância das medalhas para a região.
“Nossos produtos são vendidos em várias cidades baianas, mas o forte das nossas vendas é em Salvador. Essas medalhas são de grande importância para nossa cooperativa e para nossa região, porque através dessa premiação o nosso case toma uma dimensão em agregação de valor no produto”, explicou.
Os produtores agora aguardam a sanção do Projeto de Lei (PL) 25.046/2023, que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o Selo SIM/CONSORCIO, em todo o território estadual. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 4 de outubro e representa um passo importante para a regulamentação dos queijos e derivados na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




