Após a aprovação da reforma tributária em primeiro turno no Senado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo quanto à possibilidade de promulgação da proposta ainda em 2023. Embora reconheça a necessidade de uma nova votação na Câmara dos Deputados, Haddad destacou que a discussão agora é mais simples, centrada na incorporação de novos pontos. O ministro agradeceu aos senadores, concedendo uma nota 7,5 à proposta, ressaltando seu potencial para atrair investimentos e impulsionar as exportações brasileiras.
Haddad elogiou um dispositivo acrescentado pelo Senado que possibilitará a revisão de regimes especiais a cada cinco anos, considerando que essa medida pode elevar a reforma tributária a uma nota 10. Apesar do placar apertado de 53 votos a favor e 24 contrários, Haddad acredita que a margem poderia ter sido maior se o debate não tivesse sido politizado, destacando que a proposta tramita desde 2019, transcendendo as disputas partidárias.
O senador Eduardo Braga, relator da PEC, considerou o momento histórico, agradecendo pela confiança no trabalho realizado. O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, expressou sua felicidade com a aprovação no Senado, mesmo com a margem estreita. O Senado iniciou o segundo turno da votação, e apenas uma emenda foi aprovada no primeiro turno, estendendo a vigência do Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas para os demais estados da Região Norte.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




