
A reforma tributária, recentemente aprovada no Senado e sujeita a nova apreciação na Câmara dos Deputados, gera discussões sobre possíveis aumentos nos preços dos serviços devido à aplicação de uma alíquota de IVA dual estimada em 25%. O setor de serviços, caracterizado por uma cadeia produtiva mais curta, receberá menos benefícios de créditos tributários, tornando-se alvo de preocupações quanto ao repasse dos custos para os consumidores.
O Senado incluiu na reforma uma redução de 60% na alíquota para alguns serviços, como comunicação institucional e eventos. No entanto, outros setores, como transporte coletivo, saúde, educação, cibernéticos, segurança da informação e segurança nacional, também receberão esse benefício, conforme concedido pela Câmara dos Deputados.
Em audiências públicas, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, destacou que a compensação para alíquotas mais altas virá do crescimento econômico resultante da reforma, proporcionando geração de empregos e negócios. A eliminação da cumulatividade, simplificação do sistema e a redução do litígio são outros pontos mencionados para estimular o setor de serviços.
*Com informações da Agência Brasil.
Seja o primeiro a comentar