Salvador: Festa de Santa Bárbara movimenta turismo ligado ao sincretismo

O vermelho se tornará a cor da fé em Salvador nos próximos dias, unindo católicos e seguidores do candomblé em homenagem a Santa Bárbara, padroeira dos mercados e dos Bombeiros, identificada sincreticamente como a orixá Iansã. De sexta-feira a domingo (01 a 03/12/2023), o tríduo na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, antecede a grande festa dedicada à santa na segunda-feira (4). A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa das celebrações, que atraem não apenas os locais, mas também turistas nacionais e estrangeiros.

O pároco da Igreja do Rosário dos Pretos, padre Lázaro Muniz, destaca que a festa vai além dos rituais religiosos, envolvendo as ruas e casarões do Centro Histórico. Turistas de diversas crenças testemunham a grandiosidade do evento, tornando-se parte integrante da devoção à Santa Bárbara. No terreiro Bate Folha, em Mata Escura, a Sociedade Beneficente Santa Bárbara promove homenagens que encantam os visitantes, despertando o interesse por outras tradições do candomblé.

A tradição baiana em louvor à santa, datada do século 17 e reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2008, inaugura o calendário de festas religiosas populares do estado. O sincretismo religioso, atrativo único do turismo baiano, impulsiona a economia local. O projeto Agô Bahia, do Governo do Estado, destaca-se como um impulsionador das manifestações religiosas afro-baianas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading