Nesta segunda-feira (06/11/2023), o estado da Bahia celebrou um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção do empreendedorismo negro. O Governo da Bahia inaugurou a primeira Loja Colaborativa Afrocolab em Salvador, localizada no Piso L1 do Salvador Shopping. Com 43 marcas lideradas por empreendedores negros, a loja abrange diversos setores, desde moda e decoração até estética.
Essa iniciativa é parte do combate ao “black money,” uma economia paralela entre pessoas pretas e negras. A Loja Afrocolab recebeu apoio financeiro do estado da Bahia por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), representada pelo Centro Público de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador (CESOL/RMS).
Além de oferecer espaço para as marcas e produtos dos empreendedores negros, a loja colaborativa também disponibiliza áreas para formação e capacitação, coworking, espaço para eventos e, em breve, contará com uma seção de serviços que incluirá massoterapeutas, trancistas e manicures, bem como assistência técnica especializada para os empreendedores.
A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, enfatizou a importância de apoiar e valorizar o empreendedorismo negro na Bahia: “Essa é a primeira loja colaborativa do empreendedorismo negro na Bahia. Só precisava de apoio em toda a sua cadeia produtiva, desde o financiamento até o escoamento da produção.”
Para os empreendedores envolvidos, a Loja Afrocolab representa uma oportunidade única para fortalecer o “black money” e fomentar o empreendedorismo negro. Hana Sofia Eid, da marca Luz de Leão, destacou a importância de comprar de pessoas negras: “Consumir e comprar de pessoas negras é muito importante. Além de vender, estou conhecendo o trabalho dos meus colegas e, de certa forma, fortificando esse espaço.”
A reação do público também foi extremamente positiva, com visitantes como a professora Simone Marques elogiando a organização da loja e a diversidade de produtos disponíveis. “A loja está muito bem arrumada, organizada. As roupas lindíssimas, os tecidos africanos. Eu amei, adorei, fui convidada por um amigo e estou aqui para valorizar e cultuar nossa matriz,” disse a professora.
A inauguração da Loja Afrocolab é apenas o início de um projeto mais amplo. O estado da Bahia planeja abrir outras seis lojas Afrocolab em locais estratégicos, incluindo o Pelourinho, estações de metrô, aeroportos e rodoviárias na capital e no interior do estado, bem como outros shoppings centers. Essa expansão é resultado da colaboração entre a Sepromi e as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura e Cultura.
A iniciativa faz parte da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, uma ação estadual que engloba diversos projetos, programas e iniciativas do Governo da Bahia, envolvendo diferentes secretarias, com o objetivo de criar oportunidades para pessoas pretas, pardas, indígenas e de comunidades tradicionais, combater a discriminação racial e garantir o pleno respeito aos direitos humanos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




