Neste sábado (25/11/2023), às 22:30, a TV Cultura apresenta ao público uma das grandes produções do ano: a série documental inédita “JK, O Reinventor do Brasil”. Com quatro episódios, a produção dirigida por Jarbas Agnelli e roteirizada por Fernando Rodrigues revela detalhes da vida de Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 1956 e 1961, e o visionário fundador de Brasília.
A série, que será exibida semanalmente aos sábados, às 22h30, apresenta uma abordagem moderna, com uma linguagem pop e narração no estilo de podcast, visando atrair a atenção do público jovem que pode não conhecer completamente a figura de Juscelino Kubitschek, conforme destaca Fábio Chateaubriand Borba, idealizador do projeto.
José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, ressalta que a série é uma das principais produções da TV Cultura em 2023 e destaca sua importância como material histórico para escolas e universidades, seguindo a missão da emissora de levar conhecimento ao público de maneira moderna e atrativa.
Episódios da Série
- Primeiro Episódio: O início da série aborda a infância de Juscelino em Diamantina, sua formação em Medicina em Belo Horizonte e os primeiros passos na carreira política, destacando sua atuação na Revolução Constitucionalista de 1932, a nomeação como prefeito de Belo Horizonte e sua vitória na eleição para o governo de Minas Gerais.
- Segundo Episódio: A narrativa prossegue com a chegada de JK à Presidência da República e a Revolta de Jacareacanga, movimento de oficiais da Aeronáutica no sul do Pará que tentou impedir a posse do político mineiro.
- Terceiro Episódio: Focando na construção de Brasília, o terceiro episódio aborda também a efervescência cultural e esportiva do Brasil na época, incluindo a bossa nova, o cinema novo e a vitória na Copa do Mundo de 1958.
- Quarto Episódio: O último episódio da série explora o golpe militar de 1964, que levou Juscelino ao exílio. Após três anos, ele retorna ao Brasil e se une a Carlos Lacerda e João Goulart para formar uma Frente Ampla em oposição ao regime.
Fotobiografia e Exposição
Em paralelo à série, a família Kubitschek disponibilizará uma fotobiografia contendo cerca de 400 imagens, que será publicada em 2024 e distribuída para bibliotecas, universidades, escolas e museus. Além disso, exposições em pelo menos quatro cidades estão programadas para 2024.
A série documental e os projetos associados buscam resgatar a história de Juscelino Kubitschek, um presidente que deixou uma marca significativa no Brasil, destacando seu legado de modernização e suas contribuições para o país durante seu mandato luminoso e visionário.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




