Terminal de Contêineres do Porto de Salvador atinge novo recorde de produtividade

Cais Santa Dulce dos Pobres registra marca de 118,5 contêineres por hora com o uso de equipamentos de última geração.
Cais Santa Dulce dos Pobres registra marca de 118,5 contêineres por hora com o uso de equipamentos de última geração.

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, conhecido como Tecon Salvador, celebra um novo marco de eficiência operacional ao atingir a marca de 118,5 contêineres movimentados por hora. O feito ocorreu no cais Santa Dulce dos Pobres, durante a descarga e embarque no navio Bartolomeu Dias 344N, neste mês. A Wilson Sons, unidade de negócios responsável pelo terminal, investiu recentemente na expansão do cais principal e na ampliação da retroárea para otimizar o recebimento de cargas.

A marca anterior, registrada em janeiro deste ano, era de 110 movimentos por hora (mph) e 517 contêineres em 4 horas e 55 minutos. O aumento constante na produtividade é atribuído aos investimentos em infraestrutura, incluindo a chegada de novos equipamentos. O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, destaca que, além do recorde recente, a média mensal de desempenho operacional tem crescido, proporcionando benefícios para toda a cadeia de comércio exterior e cabotagem.

O terminal, após a expansão, conta com o novo cais homologado pela Marinha do Brasil, o Santa Dulce dos Pobres, que opera com quatro Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), considerados os mais modernos no mundo. Esses equipamentos, com lança de 66 metros e capacidade de içamento a 51 metros, contribuem para a movimentação eficiente de cargas, possibilitando erguer até 80 toneladas por vez. O Tecon Salvador utiliza tecnologias avançadas, como o software de gestão Navis N4, para garantir agilidade e transparência em todos os processos operacionais.

A fase pós-expansão incluiu não apenas melhorias na infraestrutura, mas também investimentos em capacitação e valorização dos colaboradores. Mais de 7.200 horas foram dedicadas à capacitação dos profissionais, mais de 30 foram promovidos por meio de um programa interno, e 100 novos profissionais foram contratados. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Wilson Sons em promover constantemente a eficiência operacional do Tecon Salvador, consolidando-o como uma solução logística que conecta o Brasil ao mundo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142072 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário