Em um cenário de instabilidade na OpenAI, uma das principais empresas de inteligência artificial (IA), o presidente Vladimir Putin abordou a importância de regulamentações seguras para o desenvolvimento da tecnologia. Durante a Jornada da Inteligência Artificial 2023 em Moscou, Putin enfatizou os esforços das autoridades russas para garantir uma jurisdição segura no país.
O presidente destacou a necessidade de minimizar ameaças trazidas pela IA, protegendo dados pessoais. Ele anunciou a assinatura iminente de um decreto presidencial e uma nova versão da estratégia nacional para o desenvolvimento da IA. Putin planeja discutir a experiência russa com outros membros do BRICS no próximo ano, quando a Rússia preside o grupo.
Putin ressaltou a mudança drástica que a IA trará à vida das pessoas, defendendo a criação de infraestrutura para seu uso. Além disso, propôs financiamento adicional para pesquisa e desenvolvimento, incentivando empresas a cofinanciarem projetos inovadores.
O presidente também anunciou a formulação de um programa educacional sobre IA para executivos de empresas e agências governamentais. Esse programa visa ampliar o conhecimento sobre teoria, prática e aplicação da IA, começando no primeiro trimestre de 2024.
Diante das recentes turbulências na OpenAI e da regulamentação tardia nos Estados Unidos, Putin sublinhou que o Ocidente mantém um “perigoso” monopólio tecnológico e a necessidade de rivalizar com sistemas ocidentais “tendenciosos”.
*Com informações da Sputnik News.










Deixe um comentário