14ª Edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária reuniu mais de 30 mil visitantes em Salvador

Nos últimos cinco dias, o Parque Costa Azul, em Salvador, foi o epicentro de uma celebração única: a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Com mais de 30 mil participantes ávidos por experiências autênticas, o evento transcendeu as expectativas, proporcionando um mergulho profundo na diversidade cultural e produtiva da Bahia. Mais de 400 associações e cooperativas de todos os 27 territórios de identidade do estado participaram, tornando a feira uma verdadeira vitrine da riqueza local.

Entre as novidades que encantaram os visitantes este ano estavam a Feira Agroecológica, a Tenda Brasil com produtos de 24 estados, além da Bahia, a Tenda Quilombola e a Tenda Indígena. O evento também marcou o lançamento de produtos inovadores, como a casquinha de sorvete de licuri, cervejas de cajá e cupuaçu, queijos e iogurtes de pinha e maracujá, consolidando a feira como uma experiência enriquecedora não apenas comercial, mas também cultural.

Com mais de três mil produtos comercializados nos estandes, a feira se transformou em um festival gastronômico e cultural. Shows no Palco principal, no Tablado do Samba, apresentações e atividades interativas completaram o cenário de sucesso, transformando o Parque Costa Azul em um ponto de encontro e celebração.

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, expressou sua satisfação com o resultado, destacando que a feira foi muito além de um retrato da agricultura familiar, integrando expressões do rural baiano, comunidades quilombolas e povos indígenas de todos os territórios.

O Diretor-Presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, compartilhou o entusiasmo diante dos resultados da feira, salientando que a participação de mais de 30 mil visitantes a consolida como uma realidade, integrando-se de maneira sólida ao calendário de eventos de Salvador. A Feira da Agricultura Familiar não apenas atendeu às expectativas, mas superou sua missão essencial: promover o encontro direto entre produtores e consumidores.

Cooperativas como a Cooperativa Regional da Agricultura Familiar do Extremo Sul (CAFAED) e a Associação dos Meliponicultores, Apicultores e Agricultores Familiares de Tanque Novo destacaram o sucesso e a importância da feira para a venda direta de seus produtos, estabelecendo uma ponte direta com os consumidores.

O evento também se destacou por sua iniciativa inovadora em parceria com o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA): a Coleta Seletiva Solidária. Essa ação, realizada em conjunto com catadores autônomos e cooperativas, resultou na coleta e separação de 573,5 quilos de vidro, 210,3 quilos de plástico, 189,6 quilos de papel e 155,8 quilos de metal, demonstrando um compromisso real com a sustentabilidade ambiental.

Com uma injeção significativa na receita das cooperativas participantes, a 14ª edição da Feira Baiana encerra suas atividades deixando para trás não apenas números impressionantes, mas também uma forte conexão entre produtores(as) e consumidores(as), reforçando a importância da agricultura familiar na economia local, um impulso para o desenvolvimento econômico e cultural da Bahia.

Com o sucesso de 2023, as expectativas para a 15ª edição já são altas e aguardadas com grande expectativa, prometendo superar as conquistas deste ano de 2023 e continuar a ser uma celebração memorável da riqueza e diversidade da agricultura familiar na Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading