A Bahia recebeu destaque e reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, realizado no Salão Nacional do Turismo em Brasília. A entidade baiana Rede Batuc conquistou o terceiro lugar na categoria Turismo de Base Comunitária e Social pelo seu trabalho na vila de pescadores e marisqueiras de Matarandiba, em Vera Cruz, região da Baía de Todos-os-Santos. A premiação, que reuniu representantes de todo o país, ocorreu na Arena BRB Mané Garrincha e encerrou-se no último domingo (17/12/2023).
O gestor comunitário Evaldo Pereira, que recebeu o prêmio em nome da Rede Batuc, expressou sua satisfação:
“Essa premiação é o resultado da vontade e do prazer de mostrar os atrativos das comunidades, uma ação orgânica que envolve pessoas. O que nos impulsiona é o trabalho coletivo.”
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), parceira da Rede Batuc em ações estruturantes e de capacitação, celebrou o resultado. A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou:
“A gente fica feliz em ver o reconhecimento do trabalho autêntico da Rede Batuc, que já tinha conquistado dois prêmios internacionais. Isso só fortalece a nossa parceria por avanços no segmento.”
Durante o Salão Nacional do Turismo, a Bahia apresentou 10 experiências turísticas, com destaque para o acarajé, a cultura indígena e o carnaval. Visitantes se encantaram com a degustação do acarajé, pinturas corporais tribais e a animação de um minitrio elétrico e da bateria do bloco afro Muzenza. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, proporcionou aos participantes uma imersão nas riquezas culturais e turísticas da Bahia.
Andréa Sales, uma visitante goiana, compartilhou sua experiência:
“Sempre tive a curiosidade de experimentar o acarajé e hoje realizei meu desejo. Como eu imaginava, a iguaria é uma delícia.”
A indígena Exna Pataxó, convidada da Setur-BA no evento, ressaltou a importância da divulgação das tradições da sua aldeia:
“Foi importante divulgar as tradições da nossa aldeia, nesse grande evento nacional. As pessoas ficaram sabendo que existem outras coisas interessantes para conhecer, além das belezas naturais da Bahia.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




