A cidade de Feira de Santana enfrenta um desafio significativo no programa Bolsa Família, especificamente no acompanhamento de saúde das famílias beneficiárias. O bairro Tomba lidera a lista, com 4.474 pessoas e 2.924 famílias pendentes de acompanhamento de saúde. Em segundo lugar, Mangabeira contabiliza 2.737 pessoas e 1.684 famílias na mesma situação, enquanto o Campo Limpo ocupa o terceiro lugar, com 2.594 pessoas e 1.713 famílias.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que aproximadamente 47% dos beneficiários do programa na cidade não cumpriram com o acompanhamento obrigatório de saúde até o momento. Com o prazo final em 31 de dezembro, as famílias que não realizarem o acompanhamento podem ter seus benefícios bloqueados ou suspensos.
Esse procedimento é vital para garantir o acesso a direitos sociais, especialmente na área da saúde, abrangendo a atualização do calendário de vacinação e o monitoramento de indicadores de saúde, como peso e altura, principalmente em crianças, mulheres e gestantes.
As famílias beneficiadas são instadas a identificar-se como tal ao agente comunitário de saúde ou comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para o registro dos dados. O acompanhamento, que inclui a apresentação da Caderneta de Vacinação, Cartão da Gestante e o número do NIS (Cartão do Benefício), é crucial para assegurar a continuidade do benefício e promover o cuidado com a saúde dessas famílias.










Deixe um comentário