Brasil tem potencial para despontar no mercado de carbono, diz especialista

O Brasil está no caminho para despontar no mercado de carbono, conforme destacado pelo presidente da ISWA (International Solid Waste Association) e membro consultivo da ONU, Carlos Silva Filho. Ele enfatiza que a regulação efetiva desse mercado é crucial para o país alcançar seu potencial. Com o modelo Cap and Trade, onde o Estado define metas de redução de emissões, o Brasil poderia explorar seu vasto potencial de mitigação em vários setores.

Carlos Silva Filho, cujo foco principal é o setor de resíduos, ressalta que o Brasil ainda não aproveitou totalmente o potencial de redução de emissões de carbono nesse segmento. Com cerca de 2.500 lixões a céu aberto, o fechamento desses locais representaria uma mitigação significativa de aproximadamente 15 milhões de toneladas de CO² ao ano, além de trazer benefícios ambientais diversos.

Outro setor com amplo potencial de crescimento é o de reciclagem. O Brasil atualmente recicla apenas 3 a 4% de seus resíduos, e uma expansão nesse campo não beneficiaria apenas a gestão de resíduos, mas também diversos outros setores ao substituir matéria-prima virgem por materiais reciclados.

O Projeto de Lei 528/2021, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil, já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara. A proposta cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e estabelece regras para empresas emissoras, com aquelas que emitem mais de 25 mil toneladas de CO₂ sujeitas a regulamentações mais rigorosas.

O deputado Aliel Machado (PV-PR), relator do projeto na Câmara, destaca a importância de trazer mais segurança jurídica e aumentar a participação da indústria e associações nas decisões do mercado de carbono.

A votação na Câmara deve ocorrer antes da COP28, marcada para 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com um período de adaptação planejado, o Brasil busca equilibrar as obrigações do mercado de carbono sem prejudicar o desenvolvimento do país.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading