No cenário movimentado do comércio de Feira de Santana, as caixas de som estrategicamente distribuídas chamam a atenção do público, promovendo anúncios, divulgando produtos e destacando as melhores ofertas. Essa tradição, presente há mais de 40 anos, mantém-se resiliente mesmo em um contexto em que as mídias contemporâneas ganham espaço.
Ao todo, aproximadamente 120 caixas de som estão instaladas em postes nas avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, nas ruas Marechal Deodoro e Sales Barbosa, e na Praça D. Pedro II, conhecida como Praça do Nordestino. Esses equipamentos não apenas transmitem mensagens publicitárias, mas também oferecem conteúdo educativo, felicitações e músicas da época.
O radialista Gildarte Ramos, um dos responsáveis pelo serviço, destaca a importância dessa iniciativa para atrair consumidores às lojas e aquecer as vendas.
“É uma forma de contribuir para atrair as pessoas às lojas e aquecer as vendas. Temos um comércio onde você encontra de tudo, sem precisar sair de Feira”, afirma Ramos.
Gildarte e seu colaborador Nilton Santos mantêm a programação no ar, contando com 30 caixas para transmitir anúncios e informações úteis. O serviço começa às 8h30 e se estende até as 18h. O radialista explica que essa estratégia é uma alternativa para comerciantes que não têm recursos para anúncios em mídias tradicionais.
“Algumas pessoas no comércio não sabem onde comprar determinado produto. Então indicamos lojas, ofertas e serviços. Este é um recurso ainda utilizado em grandes capitais, como Salvador, Aracaju, João Pessoa, Fortaleza e Petrópolis. O nosso trabalho acaba se transformando numa espécie de rádio popular”, diz Gildarte.
Em pontos específicos do comércio feirense, como a Praça do Nordestino, feirinhas da Cidade Nova e do Tomba, Centro de Abastecimento e Feiraguay, essa estratégia de sonorização é permanente, sendo gerenciada por outros profissionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




