A decisão do Copom de cortar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, levando-a para 11,75% ao ano, representa uma resposta do Banco Central ao cenário econômico e ao comportamento dos preços. Este é o quarto corte seguido, reforçando a postura de flexibilização da política monetária.
O comunicado do Copom, divulgado após a reunião, indicou que essa redução de 0,5 ponto percentual deverá continuar nas próximas reuniões, mas sem especificar quando esse ciclo de cortes será encerrado. A decisão futura dependerá do comportamento da inflação durante o primeiro semestre de 2024.
O texto destaca: “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.”
A Selic, agora estabelecida em 11,75% ao ano, atinge seu menor patamar desde maio do ano passado, quando também estava nesse mesmo nível. O Copom, ao longo do período de março de 2021 a agosto de 2022, realizou 12 elevações consecutivas na taxa, respondendo ao aumento dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Posteriormente, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes consecutivas, entre agosto do ano passado e agosto deste ano.
A redução da Selic visa estimular a economia, tornando o crédito mais acessível, o que, por sua vez, incentiva a produção e o consumo. Contudo, essa estratégia pode dificultar o controle da inflação, um desafio constante para o Banco Central. O Relatório de Inflação divulgado em setembro pelo Banco Central projetava o IPCA fechando 2023 em 5%, e as previsões do mercado estão atualmente mais otimistas, indicando uma inflação oficial abaixo do teto da meta.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




