O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um aumento de 0,1% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior, marcando a terceira alta consecutiva, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento acumulado do ano, de janeiro a setembro, foi de 3,2%, impulsionado pelos setores de agropecuária (18,1%), indústria (1,2%), e serviços (2,6%).
De acordo com o IBGE, a taxa de investimento representou 16,6% do PIB, indicando uma queda em relação ao mesmo período de 2022 (18,3%). Paralelamente, a taxa de poupança foi de 15,7%, ligeiramente abaixo dos 16,3% registrados no terceiro trimestre do ano passado.
Na análise setorial, a agropecuária apresentou uma variação negativa de 3,3%, enquanto as atividades industriais revelaram variações positivas nas indústrias extrativas (0,1%) e de transformação (0,1%). O segmento de construção experimentou uma queda de 3,8%. Entre as atividades de serviços, destacaram-se positivamente as áreas financeiras, de seguros e serviços (1,3%), imobiliárias (1,3%), informação e comunicação (1,0%) e comércio (0,3%).
A despesa de consumo das famílias teve um aumento de 1,1%, impulsionada pelos auxílios governamentais e melhorias no mercado de trabalho, enquanto a despesa de consumo do governo variou 0,5%. No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 3,0%, contrastando com uma queda de 2,1% nas importações, evidenciando o equilíbrio da balança comercial.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




