Os festivais gastronômicos têm se destacado como potentes impulsionadores do turismo em destinos litorâneos da Bahia. Na zona turística da Costa do Cacau, Itacaré recebeu o 10º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, encerrado no último sábado (02/12/2023) após três dias de intensa programação. Com o tema “Essências”, o evento promovido pela Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), atraiu 40 mil pessoas e contou com a participação de chefs renomados, cozinha show, oficinas e apresentações artísticas. O secretário de Turismo e Cultura de Itacaré, Marcos Japu, destacou o sucesso do festival, com ocupação hoteleira entre 80% e 100%.
Enquanto isso, na Costa dos Coqueiros, Praia do Forte é palco do 17º Festival Tempero no Forte, que teve início no último dia 30 e se estenderá até o próximo domingo (10). Com o tema “Riquezas e Sabores do Litoral Norte da Bahia”, o evento reúne 31 restaurantes de diversas localidades, como Diogo, Lagoa Aruá, Guarajuba e Massarandupió. O festival conta com o patrocínio do governo baiano e se destaca como uma festa de sabores e encontros, movimentando a economia criativa do Litoral Norte, conforme destaca a organizadora do evento, Djanira Dias.
Além dos festivais gastronômicos, a Secretaria de Turismo da Bahia marcou presença no Chocolat Festival, realizado em São Paulo de 30 de novembro a 3 de dezembro. Com 14 marcas baianas presentes, o evento promoveu os produtos locais e prospectou negócios. A Setur-BA também destacou a Estrada do Chocolate, um roteiro turístico na Costa do Cacau, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, que proporciona uma imersão na história da lavoura cacaueira. O criador do Chocolat Festival, Marco Lessa, enfatizou o papel ativo da Bahia na promoção de chocolates de qualidade e na divulgação da cultura do cacau, um dos grandes atrativos do turismo baiano.










Deixe um comentário